Casa Saudável

Minha foto
RS, Brazil
Arquitetura, bioconstrução, permacultura e geobiologia. Casa Saudável é inspirada na expressão do geobiólogo espanhol Mariano Bueno, em que se considera as relações entre a saúde humana, a saúde ambiental e os locais de moradia e trabalho. Nosso objetivo é produzir e/ou transformar os espaços em ambientes saudáveis e sustentáveis, a partir da aplicação adequada da arquitetura, da bioconstrução, da permacultura e da geobiologia. Arq. Viviane Martins
.

As casas também podem ser Lugares de Poder.

Por Allan Lopes Pires e Juan Sáez

Toda casa, edificação, ambiente ou lugar é um ser vivo, saudável ou enfermo, conforme as condições de anatomia e fisiologia específicas que possui. Conseqüentemente, se em bom estado de funcionamento, é capaz de gerar, acondicionar e nutrir vida em seu interior ou, em caso contrário, causar, induzir e acelerar processos de degeneração e distúrbios nos seres que nele habitam.
A ciência que estuda a saúde e a vitalidade dos ambientes, além de sua relação com a salubridade dos seres vivos neles inseridos, é conhecida por Geobiologia.
A Geobiologia, ou Medicina do Habitat, engloba várias artes milenares e muitos conhecimentos atuais concernentes à utilização harmônica de edificações e lugares. Há quase um século, serve como elo de ligação entre o mundo antigo, com sua forma de ver e, principalmente, de perceber o mundo e a ordem de pensamento que reina na atualidade, na qual tudo o que existe só é considerado depois de medido, pesado, quantificado e qualificado.
Vários países da Europa, notadamente a Alemanha, a França e a Espanha, aceitam a Geobiologia como uma ciência. Grande parte de suas teorias foram comprovadas cientificamente em experiências reproduzíveis em laboratório, sendo inclusive ensinadas em universidades e cursos de pós-graduação para arquitetos. Na América, porém, seu conhecimento é ainda precário e apenas começa a ser difundido de forma mais ordenada.

Texto extraído do livro “Geobiologia – A Arte do Bem Sentir”,editora Triom. de autoria de Allan Lopes Pires e Juan Sáez.

Nenhum comentário:

projetos