Casa Saudável

Minha foto
RS, Brazil
Arquitetura, bioconstrução, permacultura e geobiologia. Casa Saudável é inspirada na expressão do geobiólogo espanhol Mariano Bueno, em que se considera as relações entre a saúde humana, a saúde ambiental e os locais de moradia e trabalho. Nosso objetivo é produzir e/ou transformar os espaços em ambientes saudáveis e sustentáveis, a partir da aplicação adequada da arquitetura, da bioconstrução, da permacultura e da geobiologia. Arq. Viviane Martins
.

O que é Permacultura



A Permacultura é um sistema de design ambiental criado pelos australianos Bill Molisson e David Holmgren (Molisson e Slay, 1994) e o termo se origina da contração das palavras agricultura permanente, atualmente sua compreensão foi ampliada para cultura permanente, envolvendo aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.
Design, em permacultura, é um sistema de composição de diversos elementos, estruturais, vegetais, animais e sociais visando a criação de um ambiente integrado para a convivência sustentável de pessoas.

A essência do sistema está em recriar ecossistemas equilibrados nas intervenções para assentamentos humanos através de sistemas intensivos baseados na natureza, garantindo a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais.
O design ambiental oferece ferramentas de planejamento do espaço que permitem gerar ciclos equilibrados, qualificar o uso do solo e minimizar o consumo de energia e recursos. A Permacultura reúne um conjunto de práticas e conceitos através de uma visão sistêmica do meio e suas relações com os seres vivos. Reconhecemos, na Permacultura, uma harmonia com os princípios de planejamento sustentável, através de sua metodologia de design ambiental.
A ética da Permacultura
A ética da permacultura é baseada em três princípios simples e poderosos onde a palavra chave é o cuidado.
“Depois de termos conquistado toda a Terra, a preço de pesado estresse da biosfera, é urgente e urgentíssimo que cuidemos do que restou e regeneremos o vulnerado. Desta vez ou cuidamos ou vamos ao encontro do pior. Daí urge passar do paradigma da conquista ao paradigma do cuidado.” (Leonardo Boff, teólogo)
Princípios éticos da permacultura
Cuidar da Terra
Cuidar das Pessoas
Partilhar os excedentes e definir limites para o consumo

Nenhum comentário:

projetos