O congresso teve como tema gerador "La baubiologie a l’edificiació pública i la urbanització", tendo como objetivo demonstrar experiências e projetos representativos do setor de baubiologia.
Segundo Ruper Schneider, gerente do Institut für Baubiologie + Ökologie Neubeuern (IBN), a baubiologia - ou biologia da construção - em seu caráter holístico busca intregar o ser humano em sua totalidade, integrando corpo, espiríto e alma, o que exige de um bioconstrutor trabalhar de forma interdisciplinar integrando arquitetos, mestres de obra, técnicos em medição de qualidade ambiental, engenheiros, especialistas em aspectos energéticos, fornecedores e usuários.
Paralelo ao congresso ocorreu o I Salón de la Bioconstrucción, com representação de empresas de materiais e tecnologias da construção civil sustentável, além de uma exposição sobre os 25 princípios básicos da bioconstrução, segundo o IBN.

O Congresso contou com conferências de arquitetos, médicos e especialistas vindos da Alemanha, Áustria, Holanda e distintos pountos da Espanha: Ruper Schneider, Holger König, Emilio Cánovas, Iñaki Urkia, Klaus Zahn, Herwig Ronacher, Petra Jebens, Carles Labèrnia y Marleen Kaptein.
O congresso finalizou com a realização de workshops vivenciais abrangendo três temas fundamentais: Projeto de rehabilitação de uma edificação, qualidade do ar interior e geobiologia.
Expresso aqui meu agradecimento aos organizadores do congresso pelo excelente conteúdo abordado, pela oportunidade de trocas de conhecimento e pela hospitalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário